Olá usuário , seja muito bem vindo ao nosso fórum !

Se esta visitando nosso fórum e de alguma forma nós te ajudamos com algum tutorial, download, espero que colabore com a gente se registrado no fórum que não leva mais que 1 minuto.

Outras formas de colaborar com o nosso fórum:

-> Se logando apos o registro.
-> Entrando diariamente.
-> Postando novos conteúdos no fórum como tutoriais, downloads, piadas, memes, notícias, vídeos, etc..
-> Leia nossas regras e participe de nossas promoções.

Até mais , aguardo seu registro e sua colaboração com o fórum.
Olá usuário , seja muito bem vindo ao nosso fórum !

Se esta visitando nosso fórum e de alguma forma nós te ajudamos com algum tutorial, download, espero que colabore com a gente se registrado no fórum que não leva mais que 1 minuto.

Outras formas de colaborar com o nosso fórum:

-> Se logando apos o registro.
-> Entrando diariamente.
-> Postando novos conteúdos no fórum como tutoriais, downloads, piadas, memes, notícias, vídeos, etc..
-> Leia nossas regras e participe de nossas promoções.

Até mais , aguardo seu registro e sua colaboração com o fórum.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sistema Operacional Symbian OS. Parte 2/4

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

!skipper

!skipper
RBFounder

RBFounder

Quanto a estrutura do Kernel a nível de administrador o PDD (Physical device driver), responsável pela comunicação diretamente com o hardware; O LDD (Logical Device Driver), trata-se da interface de comunicação com os níveis superiores do software; O ASSP (Application specific standard product), pode comunicar-se diretamente com o processador, fazer interrupções, controlar acesso direto a memória, gestão de energia, etc; O Personality Layer, trata-se de um modo especial de interação entre o sistema operacional e diretamente o hardware; O RTOS(Real Time OS), foi desenvolvido para implementar a funcionalidade telefônica, ele implementa as funções de GSM do smartphone através da ligação direta com o hardware; O Memory Model, é um modelo de como a memória esta organizada num dispositivo e como sistema operacional irá funcionar com ela; O Symbian OS Kernel, depende do Nanokernel pois implementa os diversos modelos de memória exigidos pela plataforma; O Nanokernel, executa as partes mais básicas e primitivas do Symbian OS e é utilizado, na maioria das vezes, pela parte telefônica do sistema operacional.
Quanto a nível de usuário, temos o Microkernel Servers, que faz os pedidos para inicial as operações em Kernel-Mode, temos o HAL (Harware Abstraction Layer) que oferece suporte ao áudio, vídeo e tecnolgias de aceleração de reconhecimento de voz, dentre outras, já as demais, são bibliotecas do sistema e threads a nível de usuário[Jipping, Michael j. (2007)].


8. Processos e Threads

O Symbian OS é um sistema operacional multitarefa preemptivo, um aplicativo nesse sistema pode fazer o uso de várias thread's, embora isso não seja recomendado, devido ao custo que é gerado para administração destes recursos. Para evitar esse tipo de situação, o Symbian OS possui um framework para comunicação assíncrona, batizado de Active Objects.

Os Active Objects podem ser usados para implementar processamento cooperativo, simulando a existência de várias thread's. Uma thread qualquer possui um escalonador ativo. O escalonador espera por eventos e quando este acontece, invoca o objeto ativo que estava esperando pelo evento. Uma vez tratado o evento recebido, o escalonador volta a esperar novos eventos, como os objetos ativos funcionam de maneira cooperativa, existe o risco de uma tarefa bloquear todo o processo, o que deve ser evitado.

Os processos no Symbian OS possuem espaço de memória reservado para eles, não sendo possível que outro processo acesse essa área diretamente, por questões de segurança. Vários processos podem ser "executados" ao mesmo tempo, sendo o kernel responsável por realizar a gestão de execução. Cada processo possui pelo menos uma thread, e caso exista mais de uma, todas elas podem acessar o espaço de memória correspondente ao processo que as contém.

Um processo simples é composto por um conjunto de recursos e um fluxo de execução, multithreading é a execução de um processo composto por vários fluxos de execução que concorrem entre si, baseadas em prioridade. O núcleo do Symbian OS disponibiliza o recurso de multithreadind, onde vários fluxos de execução podem executar paralelamente, sem haver necessidade do controle dos fluxos de execução explícito no código em execução.

O nanokernel do Symbain OS suporta os mais simples fluxos de execução do sistema, o sistema também suporta a gerência e sincronização das nanothreads a partir do nanokernel. As nanothreads utilizam uma pilha, única e simples do administrador do sistema, ou seja, só pode ser executável no sistema no modo administrador.

O modelo de arquitetura de muitos serviços no Symbian OS é o cliente/servidor. Um servidor é um aplicativo que não possui interface com o usuário e provê um tipo de funcionalidade para interessados em utiliza-la, por exemplo, o servidor de arquivos. Os serviços usualmente são executados em um processo separado, de modo que a comunicação entre clientes e servidores se dá através do sistema operacional.

8.1. Estados dos processos
O estado de um processo é definido pelo que o processo está a fazer. Nós definimos os estados de um processo como segue (Figura 2):

Figura 2 ? Processos e Threads


New(Pronto): Um processo que está sendo criado e tem sua seção de texto construído a partir do código em um programa, a sua seção de dados e pilha são alocadas na memória e componentes de hardware são inicializados;

Read(Pronto): Processo que está disponível para execução em um processador, mas à espera de execução;

Running(Execução): Um processo que está sendo executado em um processador, que está manipulando o hardware e executando as instruções solicitadas;

Waiting(Espera): Processo que está suspenso e aguardando algum evento externo para ocorrer, o evento externo pode ser qualquer coisa, como uma interrupção para a conclusão de um pedido de I/O;

Terminated(Terminado): Um processo no estado encerrado foi concluída a sua execução em um processador, quando um processo é finalizado, remove-se as tabelas do sistema e armazenamento de dados, e deixa de ser um processo.
Observe na Figura 2 que os arcos são rotulados com as operações realizadas para mover um processo entre seus estados. Por exemplo, move um processo de "novo" para "pronto" através do processo de criação. Note também, que o diagrama descreve o caminho percorrido entre os estados.

Um processo, não pode mover-se do "estado novo" imediatamente a um estado de execução, da mesma forma, um processo não pode estar à espera de um externo evento e ir diretamente para o "estado encerrado". E por fim, é importante perceber que, enquanto apenas um processo poder ser executado em um único processador em um dado momento, muitos processos podem estar nos estados de "esperando" ou "pronto" [Jipping, Michael j. (2007)].

http://www.thunderzone.co.cc

BOT

BOT
RBFounder

RBFounder

Para evitar Necro-Post estamos fechando todos os tópicos com mais de 1 mês de inatividade.
Os tutoriais e downloads estão sendo fechados, mas continuarão disponíveis no fórum.

Algum tutorial fail? Ou um link quebrado?
Mande-me Mensagem Privada com o link do tópico e o problema.

Obrigado e Tópico Closed.

https://twitter.com/

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos